5 dúvidas comuns de quem quer perfurar um poço artesiano

5 dúvidas comuns de quem quer perfurar um poço artesiano
Está planejando perfurar um poço artesiano? É normal ter dúvidas ao longo do processo, afinal, é preciso fazer uma perfuração legalizada e ter bons profissionais envolvidos em todo o processo.
Por isso mesmo, nós trouxemos esclarecimentos para as principais dúvidas com o intuito de te auxiliar a começar o processo de perfuração de poços artesiano com a expertise necessária para tal.
5 dúvidas comuns de quem quer perfurar um poço artesiano
Conheça as respostas para suas principais dúvidas antes de tomar a decisão de iniciar o processo de perfuração de seu poço artesiano:
1. Vou encontrar água após a perfuração?
Não é possível dar 100% de certeza de que após realizar a perfuração haverá água disponível no local perfurado.
Contudo, para evitar prejuízos com investimentos que não resultam em água é comum realizar o estudo hidrológico.
Durante o estudo, o profissional capacitado avalia as condições ambientais e a possibilidade de realmente existir água no local a ser perfurado.
2. Preciso de licença ambiental para a perfuração?
Sim, é necessário ter licença ambiental para autorizar a perfuração do poço artesiano. Mesmo sendo em propriedade particular, o poço artesiano precisará da licença ambiental para que não cause danos aos aquíferos da região.
Pessoas que insistem em fazer a perfuração irregular podem sofrer multas e terão a perfuração embargada.
Por isso mesmo, é mais interessante buscar a autorização para evitar custos desnecessários com as multas e sanções dos órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização.
3. O processo de perfuração do poço é demorado?
Em geral, o processo de perfuração do poço requer 3 a 15 dias de trabalho, dependendo de uma série de fatores do terreno. Contudo, o mais demorado é a obtenção das licenças para que a perfuração seja
4. Um poço artesiano tem vida útil?
Sim, muitas pessoas nutrem a crença de que após a perfuração não há nenhuma preocupação e que o poço terá água por anos.
Quando na verdade, existe uma vida útil do poço artesiano que varia em função da manutenção oferecida ao poço.
Um poço que tem as manutenções feitas com a frequência adequada, conforme orientação da equipe que perfurou, terá uma vida útil de muitas décadas.
Portanto, é relevante adotar o cuidado recomendado, para que possa prolongar a vida útil de seu poço, fazendo com que se tenha um excelente custo-benefício no longo prazo.
Afinal, deixar de fazer a manutenção periódica não representa uma economia. Na prática, o fato de encurtar a vida útil de seu poço artesiano faz com que deixar de fazer a manutenção seja um erro gravíssimo.
5. O poço artesiano deve ser perfurado por uma empresa especializada?
Sempre! Tendo em vista que, a empresa especializada tem a equipe técnica capaz de solicitar a documentação necessária para que a perfuração seja completamente legalizada.
Além disso, os profissionais podem conduzir o estudo hidrológico, visando identificar se há água no local onde a perfuração poderá ser feita.
Dessa forma, o processo terá ganho significativo de qualidade e excelente custo-benefício, contribuindo para que o poço seja regular, atenda suas expectativas e possa ter uma longa vida útil com a manutenção adequada em sua propriedade.
Conte com a GeoVision Poços Artesianos
Agora que sabe mais sobre perfurar um poço artesiano em sua propriedade, conte com o trabalho da equipe GeoVision Poços Artesianos.
Nossos profissionais são especializados na perfuração de poços artesianos e experientes em relação à toda documentação necessária para que seu poço possa ser regularizado.
Entre em contato conosco, obtenha seu orçamento e dê início ao processo de perfuração de poço artesiano, para que possa ter um poço regular em sua propriedade.