Perfuração de Poço Artesiano Ilegal: quais os riscos para o meio ambiente

Perfuração de Poço Artesiano Ilegal: quais os riscos para o meio ambiente
A perfuração de poço artesiano ilegal representa um risco para o meio ambiente. Por isso mesmo, a prática é um crime ambiental.
Compreender os mecanismos para construir seu poço artesiano legalizado é fundamental, para que possa evitar riscos ambientais e consiga usufruir de um poço regularizado. Nós trouxemos mais informações para esclarecer dúvidas comuns sobre o tema.
O que é um poço artesiano ilegal?
O poço artesiano ilegal ou irregular é aquele que foi construído sem as devidas autorizações ambientais. Esse tipo de poço pode causar uma sobrecarga do aquífero, danos ambientais e até mesmo contaminação da água.
Um poço artesiano ilegal é perfurado sem estudos prévios, não necessariamente é uma perfuração feita por profissionais especializados e o processo pode contaminar a água. Além disso, a falta de equipe técnica responsável pode desencadear erros na utilização dos filtros e equipamentos para puxar água, o que faz com que a qualidade da perfuração seja comprometida.
Por isso, quando se tem um poço artesiano sem a devida autorização, é possível que os órgãos ambientais apliquem multas e sanções, por ser um crime ambiental, o responsável poderá até ser preso de 1 a 6 meses.
Quais são os riscos de operar um poço artesiano de forma irregular?
Por colocar o aquífero em risco de sobrecarga, ou seja, expor o aquífero ao risco de secar, risco de contaminação e outros problemas, a conduta é crime ambiental.
Além de ser prejudicial para toda a população que poderia se beneficiar daquele aquífero, é interessante perceber que a conduta pode prejudicar o próprio usuário do poço artesiano ilegal.
Uma vez que, não houve um estudo das condições daquela água e a perfuração executada sem expertise pode contaminar o poço.
Portanto, a conduta ilegal é prejudicial para todos, até mesmo para quem inicialmente acreditou que tiraria proveito de águas em sua propriedade. Fazer a perfuração de poços artesianos de forma legalizada é muito mais vantajoso, justamente por existirem estudos de viabilidade da perfuração.
Dessa forma, o usuário do poço perfurado saberá se realmente vale a pena investir na perfuração, além de identificar se há água suficiente para suprir sua demanda e fazer o investimento da perfuração valer a pena.
Infrações, Multas e Penalidades para poços não licenciados
A utilização de um poço perfurado ilegalmente é crime. O que faz com que em eventual fiscalização, além da aplicação de multa que pode chegar ao valor de R$10 mil, o responsável pelo imóvel poderá ser preso por 1 a 6 meses.
Quando é percebido em fiscalização reincidência no crime, as multas e penalidades podem ser agravadas. Portanto, é interessante que todos aqueles que desejam perfurar poços artesianos façam com profissionais qualificados para tal.
Como posso regularizar um poço artesiano?
Caso seu imóvel já tenha um poço artesiano irregular, é possível procurar uma empresa especializada, para que consiga a licença ambiental.
Para tal, é preciso ter um responsável técnico geólogo ou engenheiro, que possa auxiliar na obtenção da outorga de poço artesiano.
O processo é relativamente simples quando feito por profissionais especializados, o que faz toda a diferença para que se tenha tranquilidade e segurança ao utilizar o poço.
Conclusão: A importância da regularização de poço artesiano com a Geovision
A contratação de profissionais capacitados para realizar a perfuração de poços artesianos é uma ótima forma de obter água de qualidade. É preciso ter uma equipe especializada para que se possa garantir água em excelentes condições de uso e com toda a documentação necessária.
A Geovision é especialista na perfuração e legalização de poços artesianos em Sorocaba. Aproveite profissionais capacitados e experientes para te auxiliar. Entre em contato conosco e conheça nossa atuação.